Economia 2040Economia real, capital e território
Análise da redação

Vender o que as pessoas desejam ou o que a empresa sabe fazer? A decisão que antecede a escala

Redação Economia 2040 · 26 de outubro de 2026

Há uma pergunta que quase todas as empresas respondem sem a formular: a oferta nasce do que sabemos fazer ou do que alguém quer ter? Na prática, a maior parte dos catálogos cresce por acumulação. Surge uma competência, depois um fornecedor, depois uma oportunidade de ocasião, e o resultado é uma lista de produtos que reflete a história interna da empresa, não a lógica de escolha de quem compra.

Organizar a oferta pelo desejo inverte esse ponto de partida. Em vez de perguntar o que temos para vender, pergunta-se que motivação leva uma pessoa a procurar aquilo, em que momento da vida, com que expectativa e com que receio. A oferta passa a ser agrupada por intenção e não por categoria técnica. Parece um exercício de comunicação, mas é, antes de mais, uma decisão de gestão, porque determina o que se produz, o que se abandona e como se mede o desempenho.

Este texto não afirma nada sobre nenhum caso concreto. Usa a ideia como pretexto para examinar um problema de fundo: quando a oferta é desenhada pelo desejo, o que se torna possível replicar, e onde estão os limites dessa replicação.

O mecanismo: do desejo à arquitetura da oferta

Imagine, a título puramente ilustrativo, um pequeno negócio de alimentação que vende pão, bolos, café e refeições rápidas. A organização tradicional separa padaria, pastelaria, cafetaria e snack-bar. A organização pelo desejo poderia agrupar de outra forma: o que se compra para começar bem o dia, o que se leva para partilhar, o que se come quando há pouco tempo, o que se oferece como gesto. Os produtos são os mesmos, mas a conversa com o cliente, a disposição do espaço e a formação da equipa mudam.

A consequência económica é subtil. Quando o cliente reconhece a sua intenção na forma como a oferta está organizada, a decisão de compra torna-se mais curta e menos dependente do preço. Quando tem de decifrar uma lista orientada pela lógica interna do fornecedor, compara, hesita e adia. O desejo funciona, assim, como um filtro que reduz o esforço de escolha.

Mas há um custo de entrada. Organizar pelo desejo obriga a conhecer bem quem compra, e conhecer bem não é o mesmo que supor. Uma oferta desenhada com base em intuições não validadas pode ser coerente por dentro e irrelevante por fora. A disciplina está em testar as agrupações com a observação do comportamento real, não com a opinião da equipa.

Replicar sem diluir: o que se copia e o que não se copia

A replicabilidade é o ponto em que muitas ideias boas falham. Um modelo que funciona numa rua, com um dono presente e uma clientela conhecida, nem sempre sobrevive à passagem para outro bairro, outra cidade ou outro país. A pergunta decisiva é: o que, nesse modelo, é método e o que é circunstância?

O método é aquilo que se consegue descrever de forma que outra pessoa o execute sem a presença de quem o criou. A circunstância é o conjunto de condições que ajudavam sem estarem escritas: a reputação local, a relação pessoal, a sorte de um bom ponto de passagem. Quem pretende replicar tem de separar as duas coisas com honestidade, porque confundi-las leva a duplicar a aparência e a perder a substância.

Uma regra prática: se a explicação do modelo depende de adjetivos, ainda não é método. Se consegue ser transformada em decisões verificáveis, como o que entra na oferta, o que sai, como se atende, como se corrige um erro, então começa a ser transmissível. A organização pelo desejo ajuda nisto, porque fornece um critério estável de arrumação que sobrevive à mudança de local.

Contudo, o desejo não é universal. O que motiva uma escolha varia com o clima, os hábitos, o rendimento disponível, o calendário e a cultura de consumo. Replicar o desenho da oferta sem recalibrar a leitura do desejo local é o erro mais comum de quem expande entre regiões ou entre países com afinidades aparentes, como as que existem entre Portugal, Brasil e Espanha. A língua partilhada ou a proximidade histórica não garantem a mesma hierarquia de prioridades à mesa, na loja ou no serviço.

O território como multiplicador, ou como filtro

Para quem gere um território, a questão tem outra face. Uma cidade ou uma região também tem uma oferta, e também pode ser organizada pelo desejo ou pela lista de ativos. Muitas estratégias locais enumeram o que existe: património, gastronomia, paisagem, zona industrial, espaço disponível. Poucas perguntam que intenção leva alguém a escolher aquele lugar para visitar, investir, trabalhar ou abrir um negócio.

Quando um modelo de negócio replicável encontra um território com identidade legível, a combinação pode gerar emprego e dinamismo. Quando encontra um território sem leitura clara de si próprio, o modelo tende a instalar-se de forma indiferente e a competir apenas por renda e por tráfego. Ou seja, a replicabilidade de uma empresa depende também da capacidade do território de dizer o que oferece e a quem.

Há ainda uma tensão a gerir. Se muitos negócios adotam a mesma lógica de organização, o território arrisca-se à uniformidade. A economia local ganha previsibilidade, mas perde o traço que a tornava reconhecível. Replicar com eficiência e preservar singularidade são objetivos que exigem arbitragem permanente, e essa arbitragem não se resolve com fórmulas.

Regras práticas e a pergunta que fica

Para quem gere uma empresa, três verificações simples antes de falar em escala. Primeira: consegue descrever a sua oferta pela intenção de quem compra, sem recorrer à lista de produtos? Segunda: sabe distinguir o que é método transmissível do que é efeito de circunstância favorável? Terceira: tem um processo para recalibrar a leitura do desejo quando muda de contexto, em vez de assumir que o anterior se mantém?

Para quem gere um território, o exercício é análogo. Que desejos concretos a região satisfaz melhor do que qualquer alternativa? Que tipos de negócio replicáveis reforçam essa identidade e quais a diluem? Que condições locais, como formação, logística, habitação e estabilidade, determinam se um modelo importado cria raízes ou apenas passa?

Há ainda um alerta de gestão. Organizar pelo desejo pode tornar-se um discurso elegante que não altera nenhuma decisão. O teste é operacional: se a forma de comprar, produzir, formar e medir não mudou, então a organização pelo desejo ficou na comunicação. Só quando altera o que se deixa de fazer é que passa a ser estratégia.

Fica, por fim, a pergunta que separa a intuição da gestão: se amanhã tivesse de explicar a outra pessoa, num território diferente, como organizar a sua oferta, o que levaria na mala como método e o que teria de deixar para trás como circunstância?

Atualizado em 2026-10-26

Análise propositiva da redação; os critérios apresentados são gerais e não substituem um diagnóstico documentado de cada situação.