Quando se diz que há vento a favor para quem exporta, a frase soa a boa notícia e, em regra, é. Mas convém olhar para ela como um gestor e não como um espectador. O vento é uma condição externa, não uma competência interna. Quem o confunde com mérito corre o risco de tomar decisões de longo prazo com base numa circunstância que, por natureza, é passageira.
Este texto não pretende afirmar nada sobre a conjuntura concreta. Usa a ideia como pretexto para uma pergunta mais útil: o que deve fazer uma empresa, ou um território, quando o contexto lhe é favorável? A resposta muda consoante se trate de uma pequena fábrica familiar, de uma marca que quer crescer por rede de pontos de venda ou de uma região que depende de poucas empresas que vendem para fora.
A tese central é simples de enunciar e difícil de cumprir: a boa maré deve ser usada para comprar opções, não para consumir margem. Comprar opções significa investir em capacidade de resistir quando a condição se inverter.
O mecanismo: o que muda quando as condições ajudam
Uma condição favorável a quem vende para fora pode atuar por vários canais. Pode tornar o produto mais competitivo em preço para o cliente estrangeiro, pode aumentar a procura nos mercados de destino, ou pode baixar o custo de algo que a empresa importa e incorpora. Cada canal tem uma durabilidade diferente, e é aqui que muitos gestores falham o diagnóstico.
Um ganho que vem do preço relativo é frágil, porque depende de variáveis que a empresa não controla. Um ganho que vem de um cliente que reconhece valor no produto é mais robusto, porque assenta numa relação. Antes de celebrar, convém decompor a melhoria: que parte resulta do contexto e que parte resulta de algo que a empresa construiu?
Considere-se um caso hipotético e genérico: uma empresa de transformação que vende para vários países nota que as encomendas aumentaram e as margens também. A tentação é aumentar a produção, contratar e assumir compromissos fixos. Se o aumento vinha apenas de um efeito de preço relativo, a empresa fica com estrutura pesada e receita que pode recuar. Se vinha de clientes que aprenderam a preferir a sua oferta, a expansão é sustentável. A diferença entre os dois cenários só se vê olhando para a qualidade da carteira de clientes, não para o total de vendas.
A decisão: investir, reservar ou diversificar
Perante um período favorável, existem três usos principais para o excedente de margem. O primeiro é investir em capacidade, o segundo é constituir reserva, o terceiro é diversificar mercados e produtos. Raramente se escolhe só um, mas a ordem de prioridade revela a cultura de gestão.
Investir em capacidade faz sentido quando a procura é estrutural e o gargalo é real. Constituir reserva faz sentido quando a procura é incerta e a empresa tem pouca margem de manobra em ciclos adversos. Diversificar faz sentido quando a dependência de um único mercado ou de um único cliente grande é o maior risco escondido.
Uma regra prática: antes de aprovar um investimento fixo em período favorável, pergunte-se se ele ainda seria aprovado com condições piores. Se a resposta for negativa, o projeto está a ser justificado pela maré e não pelo negócio. Uma segunda regra: tudo o que cria custo fixo deve ser financiado pela parte da receita em que se confia, não pela parte que veio de sorte.
Para marcas que crescem em rede, incluindo modelos de franchising, a lógica repete-se. A tentação de abrir mais pontos em fase de boa procura é grande, mas cada ponto novo é um compromisso de longo prazo de quem o opera. A pergunta certa é se o conceito funciona sem a ajuda do contexto, ou seja, se a unidade média sobreviveria numa fase menos generosa.
O território: emprego, dependência e resiliência
Quando as empresas exportadoras vão bem, o efeito não se fica pela contabilidade. Chega ao emprego, aos fornecedores locais, ao comércio e aos serviços da região. Isso é positivo, mas cria também uma dependência que quem gere um território deve reconhecer. Uma região cujo dinamismo assenta em poucas empresas virada para fora herda a volatilidade dessas empresas.
Para decisores locais, a pergunta útil não é como celebrar o bom momento, mas como usá-lo para alargar a base. Isso pode significar apoiar a qualificação de trabalhadores em competências transferíveis, facilitar a ligação entre exportadoras e fornecedores da região, ou melhorar infraestruturas que beneficiam várias atividades ao mesmo tempo. São escolhas que não dependem de que o contexto externo se mantenha.
Há ainda uma dimensão ibérica e atlântica que merece reflexão. Empresas que vendem entre Portugal, Espanha e Brasil lidam com moedas, regras e hábitos de consumo diferentes. Quem constrói presença em mais do que um destes espaços ganha uma proteção natural: quando um mercado abranda, outro pode compensar. Essa proteção não surge por acaso, exige tempo, adaptação de produto e parceiros locais de confiança.
Perguntas para levar para a próxima reunião de gestão
No fim, o vento a favor é um teste de maturidade. As organizações disciplinadas usam-no para ficar mais fortes, as menos disciplinadas usam-no para ficar mais caras. Convém por isso levar algumas perguntas para a mesa de decisão.
Que parte do nosso resultado atual depende de condições que não controlamos? Se essas condições desaparecessem, que decisões recentes teríamos de reverter e a que custo? Temos clientes que nos escolhem pelo valor ou apenas pelo preço relativo? A nossa dependência de um mercado ou de um cliente aumentou ou diminuiu no último ciclo?
E, para quem gere um território: o dinamismo que hoje se vê está a criar capacidades que ficam, ou apenas receitas que passam? A resposta honesta a estas perguntas vale mais do que qualquer previsão, porque indica se o bom momento está a ser transformado em vantagem duradoura ou apenas a ser gasto.