Há uma ordem de decisão que quase ninguém questiona, e é nela que muitos negócios começam a falhar. Primeiro define-se o que é replicável, depois pergunta-se se alguém quer aquilo. A lógica parece sensata: quem pensa em escala procura padronização, e quem procura padronização parte do que é fácil de copiar. O problema é que o que é fácil de copiar nem sempre é o que as pessoas desejam.
A questão de fundo é simples de enunciar e difícil de responder com honestidade: a proposta existe porque há uma necessidade ou um desejo que a justifica, ou existe porque cabe bem num molde de expansão? Quem gere uma marca, uma rede ou um território com ambição de crescer deve fazer esta pergunta antes de qualquer outra, porque ela condiciona tudo o que vem depois, do investimento inicial à forma como se mede o sucesso.
Este texto parte dessa inversão de ordem. Não para dizer que a replicabilidade é um defeito, mas para mostrar que ela só vale alguma coisa quando assenta sobre uma proposta que alguém, de facto, escolheria.
O mecanismo: porque é que a conveniência da estrutura engana
Quando o ponto de partida é a rede, o raciocínio tende a seguir um caminho previsível. Procura-se um formato que seja simples de operar, barato de montar, fácil de ensinar a terceiros e previsível nos custos. Tudo isto são qualidades de gestão, e todas fazem sentido. Mas nenhuma delas é uma razão para um cliente entrar pela porta.
O mecanismo de engano é subtil. Cada critério de replicabilidade, isoladamente, é razoável. Somados, podem produzir uma proposta tecnicamente impecável e emocionalmente neutra. O cliente não encontra nada de errado, mas também não encontra motivo para voltar, para recomendar ou para aceitar pagar um pouco mais. A estrutura fica saudável no papel e frágil na rua.
Há ainda um efeito de reforço interno. Uma vez montada a máquina de expansão, as equipas passam a ser avaliadas pela capacidade de a alimentar: novas unidades, novos parceiros, novos territórios. A pergunta sobre o desejo do cliente perde peso porque já ninguém é pago para a fazer. O sistema optimiza-se para crescer, e o crescimento passa a ser a prova de que o modelo funciona, mesmo quando o que cresce é apenas a estrutura.
Um caso ilustrativo, claramente hipotético
Imagine-se uma marca de serviços de proximidade que decide expandir. A equipa de gestão desenha um formato compacto, com poucos processos, um espaço padronizado e uma oferta reduzida ao que é mais simples de executar bem. Para quem vai abrir uma unidade, o modelo é claro e a operação parece controlável.
Agora imagine-se que, em dois territórios diferentes, a mesma proposta tem destinos opostos. Num deles, a comunidade local já tinha o hábito de usar aquele tipo de serviço e valoriza a conveniência. No outro, o hábito é outro, o cliente espera mais acompanhamento, mais personalização, uma relação que o formato compacto não permite. A estrutura é igual, o resultado não.
O que distingue os dois casos não é a qualidade da operação. É a distância entre o que a proposta oferece e o que cada comunidade deseja. Quem desenhou o modelo a partir da rede só descobre essa distância depois de ter comprometido capital, equipas e reputação. Quem o desenhou a partir do desejo teria feito essa pergunta antes, território a território, e provavelmente teria chegado a um formato com núcleo comum e margem de adaptação.
Como inverter a ordem sem perder a escala
Partir do desejo não significa abdicar da padronização. Significa mudar o critério com que se decide o que padronizar. Em vez de perguntar o que é mais fácil de replicar, pergunta-se o que, na experiência do cliente, é inegociável, e protege-se isso. O resto pode ser simplificado, adaptado ou deixado à decisão local.
Na prática, isto traduz-se em algumas regras de trabalho. A primeira: antes de desenhar o formato, formular por escrito, numa frase, o desejo que a proposta satisfaz, e testar se um cliente reconheceria essa frase como sua. Se a frase só faz sentido do ponto de vista de quem gere a rede, o desenho ainda não está pronto.
A segunda: separar o que define a identidade da proposta do que apenas facilita a operação. O primeiro grupo deve ser rígido e pequeno. O segundo pode ser flexível e extenso. Muitas redes fazem o contrário, e acabam rígidas onde deviam ser flexíveis.
A terceira: tratar o território como variável de desenho e não como destino de implementação. Quem gere um território, seja uma empresa com presença regional ou uma entidade com responsabilidade sobre o desenvolvimento local, tem aqui um papel concreto: ajudar a perceber que desejos existem de facto, que hábitos de consumo dominam, que falta e o que sobra. Esse conhecimento é um ativo de desenho, não um detalhe de execução.
A quarta: criar mecanismos de leitura de sinais fracos antes de expandir. Taxas de repetição, qualidade da recomendação espontânea e profundidade da relação com o cliente dizem mais sobre a saúde da proposta do que o ritmo de abertura de novas unidades.
O que muda para quem decide
Para quem gere uma empresa, a consequência é uma disciplina de ordem: a escala vem depois da relevância, e não o contrário. Isto obriga a aceitar que crescer devagar numa fase inicial pode ser a forma mais rápida de crescer bem, porque evita replicar um erro de desenho em dezenas de pontos.
Para quem gere um território, a consequência é uma exigência de leitura. Atrair modelos de negócio só porque são escaláveis e baratos de instalar pode encher a paisagem comercial de propostas que ninguém desejava particularmente, e que desaparecem quando a novidade passa. O emprego criado assim tende a ser frágil. O emprego que nasce de uma proposta desejada tende a ser mais estável, porque assenta numa procura que existe por razões próprias.
Há também uma consequência cultural dentro das organizações. Quem trabalha numa rede precisa de saber que a pergunta sobre o desejo do cliente é legítima e bem-vinda, mesmo quando incomoda a agenda de expansão. Sem esse espaço, os sinais de desajuste chegam tarde, quando já só resta corrigir.
Fica então a pergunta que convém levar para a próxima reunião de planeamento: se retirássemos da proposta tudo o que existe apenas para facilitar a expansão, o que restaria que um cliente escolheria por vontade própria? Se a resposta for pouco, o trabalho ainda está por fazer, e é melhor descobri-lo agora do que depois de a rede estar montada.