A maior parte das empresas constrói a oferta pela ordem em que as coisas existem. Primeiro há uma competência, uma máquina, um saber acumulado ou um espaço disponível. Depois surge o produto ou o serviço que esse recurso permite. Só no fim se procura quem o queira comprar. É uma sequência lógica do ponto de vista de quem produz e, por isso mesmo, raramente é questionada.
Pegamos no título de uma peça sobre estruturar a oferta a partir do desejo apenas como pretexto, sem avaliar o que defende nem afirmar nada sobre ele. A pergunta que interessa é de fundo: o que acontece a um negócio quando a ordem de construção se inverte e o ponto de partida deixa de ser o que a empresa sabe fazer para passar a ser o que o cliente quer sentir, resolver ou alcançar?
A resposta não é trivial, porque desejo não é o mesmo que necessidade declarada, nem o mesmo que procura medida. O desejo é aquilo que a pessoa ainda não sabe formular com precisão, mas reconhece quando o vê. Estruturar uma oferta a partir daí exige um tipo de escuta diferente daquele que a maioria das empresas pratica.
Do que o cliente pede ao que o cliente quer
Imagine-se, num caso hipotético e genérico, um pequeno prestador de serviços que vende manutenção de equipamentos. Os clientes pedem rapidez de resposta e orçamentos claros. A empresa melhora ambos e, ainda assim, continua a competir apenas pelo preço. Porquê? Porque aquilo que o cliente verbaliza é o mínimo aceitável, não o que o faria preferir um fornecedor a outro.
Se a empresa investigasse com mais profundidade, poderia descobrir que o que o cliente realmente deseja é deixar de pensar no assunto. Não quer uma resposta rápida a uma avaria, quer que a avaria não lhe ocupe a cabeça. Esse desejo desloca a oferta: deixa de ser reparação e passa a ser tranquilidade operacional. E a tranquilidade tem uma lógica de valor completamente diferente da reparação, porque não se mede em horas de intervenção.
Daqui sai uma regra prática. Quando um cliente descreve o que quer, a descrição quase sempre refere o meio, não o fim. Pede um prazo, uma funcionalidade, um desconto. A tarefa de quem desenha a oferta é recuar uma ou duas perguntas até encontrar o resultado que o meio pretende servir. Quanto mais próxima da raiz estiver a oferta, mais difícil é que seja comparada linha a linha com a de um concorrente.
O que a inversão faz ao interior da empresa
Mudar o ponto de partida não é um exercício de comunicação. Tem consequências na estrutura. Uma oferta pensada a partir do desejo obriga a perguntar que capacidades são necessárias para a entregar, e algumas dessas capacidades a empresa pode não ter. Isto é desconfortável, porque força a escolher entre adquirir, desenvolver, associar-se ou renunciar.
Há também um efeito sobre a equipa. Quando a oferta nasce do que a empresa sabe fazer, cada pessoa defende a sua função. Quando nasce de um desejo do cliente, a pergunta passa a ser transversal: que parte da experiência depende de cada área? A fronteira entre comercial, operações e atendimento torna-se mais porosa, e quem gere tem de decidir se tolera essa porosidade ou se protege as divisões existentes.
Convém ainda desconfiar da elegância do conceito. Falar em desejo soa bem, mas um desejo mal interpretado produz ofertas inchadas, cheias de promessas que a operação não consegue sustentar. O risco clássico é construir uma narrativa sedutora sobre um serviço que, por dentro, continua igual. O cliente detecta a diferença depressa, e a quebra de confiança custa mais do que o ganho de atenção inicial.
Escala, repetição e o limite da personalização
Uma oferta ancorada no desejo tende a ser mais específica. E a especificidade tem uma tensão natural com o crescimento. Quanto mais fina a leitura do que cada cliente procura, mais difícil é replicar a resposta sem perder o que a tornava eficaz. Quem pensa em expandir, seja por contratação, por novos mercados ou por modelos de rede, tem de distinguir o que é essência do desejo servido e o que é adaptação local.
Uma forma útil de pensar é separar o núcleo do que se promete do invólucro da entrega. O núcleo deve ser estável e compreensível por qualquer pessoa da organização, sem depender de quem o criou. O invólucro pode variar conforme o contexto. Se tudo depende do olhar de uma só pessoa, a oferta não escala, apenas se admira. Se nada varia, deixa de responder ao desejo que lhe deu origem e regressa ao produto genérico.
Este equilíbrio aplica-se também a quem gere um território. Uma região que procura atrair investimento, talento ou visitantes pode estruturar a sua proposta pelo que possui, como paisagem, património ou localização, ou pelo que o destinatário deseja viver ou construir ali. As duas abordagens produzem narrativas e prioridades de investimento muito diferentes. A primeira tende a inventariar; a segunda tende a escolher, e escolher implica abdicar de públicos que não se quer servir.
Perguntas antes da próxima decisão
Antes de redesenhar uma oferta, convém testar algumas perguntas simples, sem pressa de lhes dar resposta bonita. Que resultado procura realmente o cliente quando pede aquilo que pede? Que parte do que vendemos hoje existe por hábito interno e não por desejo externo? Se retirássemos um elemento da oferta, quem daria pela falta, e quanto tempo demoraria a notar?
Convém também perguntar o que a organização teria de aprender a fazer para servir o desejo identificado, e se está disposta a esse esforço. Uma oferta nova que exige competências inexistentes e não prevê como as obter é apenas uma intenção. E, no extremo oposto, uma empresa que só aceita desejos que já sabe satisfazer fica prisioneira do seu próprio inventário.
Por fim, vale a pena observar como se decide. Quem lidera uma empresa ou um território raramente tem a oportunidade de redesenhar tudo de uma vez. O mais realista é escolher uma frente, testar a inversão de ordem num segmento delimitado e observar o que a mudança revela sobre a organização, para além do que revela sobre o mercado. A questão que fica ao leitor é esta: se amanhã tivesse de explicar a sua oferta começando pelo desejo de quem a compra, e não pelo que a sua organização produz, que parte da explicação ficaria de pé?