A maior parte das empresas constrói a oferta de dentro para fora. Começa pelo que sabe fazer, pelo que tem em armazém, pela competência que a equipa domina, e só depois procura quem compre. É um percurso natural, porque o conhecimento interno é concreto e o mercado é incerto. Mas tem um custo escondido: obriga o cliente a fazer o trabalho de tradução, a perceber o que aquilo lhe serve, em que momento da vida ou da operação entra, e que problema resolve de facto.
Estruturar a oferta a partir do desejo inverte o ponto de partida. A pergunta deixa de ser «o que podemos vender» e passa a ser «o que quer alguém alcançar, evitar ou sentir, e que desenho de oferta torna esse caminho curto». Esta mudança parece semântica, mas altera o desenho do catálogo, a linguagem comercial, a formação das equipas e até a forma de medir o sucesso.
Vale a pena tratar o tema como uma questão de gestão e não de comunicação. Quando o desejo é o ponto de partida, a oferta torna-se uma decisão de arquitetura: o que entra, o que fica de fora, em que ordem se apresenta, com que garantias e a que ritmo se entrega. É aí que se decide se uma marca é compreendida à primeira leitura ou se precisa de explicações constantes.
Desejo não é capricho: é um problema mal descrito
Convém afastar um equívoco. Falar em desejo não significa servir caprichos nem prometer o que não se pode cumprir. O desejo, numa leitura económica, é a forma como o cliente descreve uma necessidade que ainda não sabe formular em termos técnicos. Quem quer «mais tempo» pode estar a pedir automação. Quem quer «tranquilidade» pode estar a pedir previsibilidade de custos. Quem quer «reconhecimento» pode estar a pedir uma marca que o represente bem perante os seus próprios clientes.
Imagine-se, num caso hipotético e genérico, uma pequena empresa de serviços que oferece dez soluções distintas, todas competentes. Os clientes escolhem sempre as mesmas duas e pedem adaptações às restantes. A leitura tradicional diria que as outras oito são pouco promovidas. A leitura a partir do desejo sugere outra hipótese: as duas escolhidas respondem a algo que o cliente quer de forma clara, e as restantes obrigam-no a imaginar um benefício que ninguém lhe mostrou.
A regra prática é simples de enunciar e difícil de cumprir: cada elemento da oferta deve poder ser descrito pelo resultado que o cliente procura, e não pela função que a empresa executa. Se a descrição só faz sentido para quem trabalha lá dentro, ainda é uma oferta desenhada de dentro para fora.
O que muda na gestão quando a oferta nasce do desejo
A primeira consequência é a seleção. Uma oferta construída a partir do desejo tende a ser mais curta, porque obriga a escolher que desejos a empresa quer servir e quais deixa a outros. Isto incomoda, porque cada linha retirada do catálogo parece uma receita sacrificada. Mas um portfólio disperso consome atenção comercial, complica a operação e dilui a memória da marca.
A segunda consequência é a coerência interna. Se a promessa se organiza em torno de um desejo, a produção, o atendimento e o pós-venda têm de o sustentar. Não basta uma campanha atraente se a entrega contradiz a expectativa criada. Por isso, desenhar pelo desejo é também uma disciplina de processos: cada ponto de contacto deve confirmar a mesma ideia, sem exigir que o cliente reconcilie mensagens diferentes.
A terceira consequência é a formação de preço. Quando o cliente percebe com clareza o que está a obter, a conversa desloca-se do custo do insumo para o valor do resultado. Isto não autoriza ninguém a inflacionar margens, mas explica por que razão ofertas bem estruturadas toleram melhor a comparação com alternativas aparentemente semelhantes. A comparação deixa de ser entre listas de características e passa a ser entre respostas a um mesmo desejo.
Há ainda um efeito sobre a liderança. Equipas que trabalham com um desejo claramente definido tomam decisões menores com mais autonomia, porque têm um critério partilhado. Perante um pedido fora do comum, a pergunta já não é «temos isto em catálogo» mas «isto serve o desejo que prometemos servir».
Escala, franchising e territórios: o desejo como linguagem comum
Quando uma empresa quer crescer, replicar ou licenciar o seu modelo, descobre depressa que o que se transmite com facilidade é a lógica, e não os detalhes. Uma oferta ancorada num desejo claro é mais fácil de ensinar, de auditar e de adaptar a contextos diferentes, porque define o essencial e deixa margem à execução local. Uma oferta ancorada apenas em procedimentos tende a degradar-se à medida que se afasta da origem, por falta de um critério que oriente os casos não previstos.
O mesmo raciocínio aplica-se a quem gere um território. Uma cidade, uma região ou um polo empresarial têm ativos reais: paisagem, competências, tradição produtiva, localização. Mas a oferta territorial só se torna compreensível quando se responde a uma pergunta anterior: que desejo de quem investe, trabalha, visita ou estuda este lugar consegue satisfazer melhor do que alternativas? Enumerar ativos sem os ligar a um desejo produz folhetos; ligá-los produz posicionamento.
Num exemplo genérico, dois territórios com recursos semelhantes podem seguir caminhos opostos. Um apresenta uma lista extensa de vantagens e deixa ao investidor a tarefa de as combinar. Outro escolhe um desejo central, por exemplo a estabilidade para quem quer fixar uma operação de longo prazo, e organiza em torno dele a informação, os serviços de acolhimento e o ritmo de resposta. O segundo não tem necessariamente mais recursos; tem mais legibilidade.
Convém, no entanto, manter cautela. O desejo declarado nem sempre coincide com o comportamento real, e as empresas que o tratam como verdade absoluta arriscam construir ofertas simpáticas que ninguém paga. A validação é indispensável: testar em pequena escala, observar o que as pessoas fazem e não apenas o que dizem, e aceitar corrigir o desenho.
Três perguntas para rever a vossa oferta
Para transformar a reflexão em decisão, três perguntas bastam como ponto de partida. Primeira: se pedirmos a um cliente que explique por palavras suas por que nos escolhe, o que diria, e coincide com o que nós julgamos vender? A distância entre as duas respostas é o primeiro diagnóstico. Segunda: que elementos da nossa oferta existem por inércia, por vaidade técnica ou por receio de abdicar de receita, e que desejo concreto servem? Terceira: onde é que a nossa operação contradiz a promessa, obrigando o cliente a duvidar?
Há também uma regra de prudência para quem lidera: não reestruturar a oferta inteira de uma só vez. Escolha-se um segmento, descreva-se o desejo que lhe corresponde, redesenhe-se a proposta em torno dele e observe-se o efeito na procura, na operação e na equipa. A aprendizagem acumulada é mais valiosa do que uma reforma ambiciosa feita sobre pressupostos não testados.
No fim, a questão de fundo permanece. Uma oferta é uma forma de atenção ao outro, traduzida em decisões de gestão. Quando nasce do desejo, obriga a escutar antes de produzir, a escolher antes de acumular e a cumprir antes de prometer. Fica a pergunta que convém levar para a próxima reunião de direção ou para o próximo plano territorial: o que quer, de facto, quem queremos servir, e a nossa oferta é a resposta mais curta a esse desejo ou apenas a mais conveniente para nós?